PORTF LIO Sensor Industrial
Os sensores de temperatura com maior utilização nas indústrias, nos veículos, nos eletro doméstico, nas instalações prediais, e clínicos são os termômetros, termistores, os termopares, os termorresistores, os pares biometálico, os sensores eletrônicos, os pirômetros e termopilha.
Existem três modelos de transferência de energia térmica.
A Condução
Condução que é quando o calor flui de uma área com alta temperatura, para outra área que esteja com baixa temperatura, podendo a matéria ser sólida, líquida ou gasosa.
A Radiação
Radiação neste processo o calor também é transferido de um lado para o outro, mas com a diferença que ele flui quando as partes estão separadas no espaço, mesmo que exista vácuo entre eles.
A Convecção
Convecção é o modo pelo qual a transferência de energia térmica é feita através da ação combinada da condução de calor, armazenamento de energia e movimento da mistura. Temos a convecção com maior utilização de transferência de energia entre superfícies sólidas e um líquido ou gás.
As temperaturas são medidas nas seguintes escalas padronizadas: Fahrenteit que tem o ponto de ebulição da água a 32ºF e a fusão do gelo a 212ºF e zero absoluto a -459,67ºF, a escala Celsius que tem seu ponto de ebulição da água a 100ºC e fusão do gelo a 0ºC e zero absoluto a -273,15ºC, e a Kelvin já nesta escala a ebulição da água fica em 373,15º K e a fusão do gelo a 213,15ºK e zero absoluto a 0ºK e por ultimo a escala de Rankine com 671,67ºR para ebulição da água, 491,67ºR para fusão do gelo e 0ºR para zero absoluto.
Termômetros têm como características utilizar-se de material líquido que se dilatam com o aquecimento e contraem-se com o esfriamento, e utilizando-se de um fenômeno expansão volumétrica, mostra por meio de uma escala o nível da temperatura.
Exemplo de alguns dos modelos de termômetros, os de líquidos que variam conforme sua construção, os de recipientes de vidro transparente que é constituído por um recipiente (bulbo) de vidro, e