Portf Lio Qualidade
Administração da Qualidade
Nome:
Código
Curso: Administração 6° Semestre
Pólo: Franca
ESTUDO DE CASO - ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE. CAFÉS VALDERRAMA
Após todo processo produtivo, o café passa pela etapa do preparo para consumo. O preparo correto é fundamental, pois é nesta etapa que todo esforço de produzir um café de qualidade culmina. O preparo, que consiste na extração do sabor e aroma do café torrado e moído através de água quente, possui variantes culturais que determinam diferentes processos de preparo, mas deve seguir algumas regras básicas para a obtenção de um bom café.
• Quanto melhor o café, maior é a extração e melhor o sabor da bebida.
• Veja a data de fabricação do café. Café recém-torrado tem mais sabor.
• O café moído se deteriora facilmente em função do ar, da umidade, do calor, do tempo e do contato com odores estranhos. Por isso ele deve ficar acondicionado sempre distante desses riscos. Guarde o café não utilizado em um recipiente com boa vedação, na geladeira.
• A água utilizada deve ser pura e limpa. Utilize sempre água filtrada ou mineral na preparação do café.
• Prepare somente a quantidade de bebida que vai ser consumida imediatamente ou, no máximo, durante a hora seguinte.
Estabeleça uma definição que descreva o problema de forma clara.
O Ex-jogador de futebol da seleção colombiana Valderrama, montou uma empresa especializada em servir café, assim como qualquer outro investimento, deve ser capaz de vender e dar lucro. Isso significa que para ultrapassar o ponto de equilíbrio e obter lucro, é preciso vender e para vender, é preciso atrair clientes e deixá-los satisfeitos com o consumo de seu produto. Porém não é isto o que vem acontecendo. A maioria dos clientes tem reclamado da qualidade do café servido em seu estabelecimento, gerando assim prejuízo ao negócio de Valderrama. A primeira coisa foi a falta de administração, a falta de um controle de qualidade da empresa, como o café era seu produto mais vendido,