PORTF LIO ll
1177775
PORTFÓLIO
HISTÓRIA
REGIONAL
Trabalho apresentado ao Centro
Universitário Claretiano para a disciplina História Regional, ministrada pelo Tutor Rodrigo
Touso Dias Lopes..
POLO RIO CLARO
2015
O USO DE DOCUMENTOS NA FORMAÇÃO DA
HISTÓRIA E DA IDENTIDADE
Documentos históricos são reproduções de fontes primárias que o pesquisador utiliza para criação da história e da identidade de um povo, de um tempo e local. São documentos que foram, tiveram ou contenham fatos importantes na formação da história e da identidade individual ou coletiva.
São evidências do passado, produzidas e ou utilizadas, no momento em que ocorria o fato histórico pesquisado, das mais diversas naturezas. Pode se estabelecer desde bilhetes, certidões, cartas, documentos registrados em cartórios, vestimentas, atas de uma câmara municipal, certidões de nascimento, registros de batismo, documentos produzidos por governos ou entidades públicas e privadas, até mesmo objetos como utensílios, indumentárias, imagens, textos de qualquer natureza, pinturas, esculturas, canções, monumentos, diários,
objetos,
parques,
praças,
pontes,
edificações,
testemunhos, ou ainda um objeto analisado arqueologicamente, hoje, há consenso entre os historiadores de que essas fontes podem ou não, ser escritas.
O trabalho do historiador está, intimamente, ligado ao estudo de documentos e registros das mais variadas formas, deixados por pessoas que vivenciaram outras épocas.
Documento histórico devemos entender como uma fonte de onde podemos extrair informações, são as fontes históricas de contextos, fatos, teses que fundamentaram algum momento histórico. Porém alguns documentos passam fatos da história que, há poucas pessoas ou coisas que possam provar que determinado fato é verdade. Por isso existem documentos históricos que são investigados através de várias buscas, desde que esses registros possam auxiliar o historiador, em um determinado tempo e espaço.
Entende-se como documento