Portf Lio Individual Do 5 Semestre
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO.........................................................................................................10
REFERENCIAS ........................................................................................................12
1 INTRODUÇÃO
O envelhecimento populacional é hoje, um proeminente fenômeno mundial. No caso brasileiro, pode ser exemplificado por um aumento da participação maior de 60 anos no total da população nacional.
O envelhecimento populacional significa um crescimento mais elevado da população idosa em relação aos demais grupos etários. Isso é resultado de suas mais altas taxas de crescimento, dada à alta fecundidade prevalecente no passado, comparativamente à atual, e também à redução da mortalidade. Isso se traduz no aumento do número absoluto e relativo de idosos, no tempo vivido por eles.
Reconhe-se, no entanto que o envelhecimento é um processo de perdas biológicas e sociais, que traz vulnerabilidade que são diferenciadas por gênero, idade, grupo social, raças e região geográficas, entre outras. È diferenciado também o momento (a idade) em que elas se iniciam. Tais vulnerabilidades são afetadas pelas capacidades básicas (com quais os indivíduos nasceu), pelas capacidades adquiridas ao longo da vida e pelo contexto social em que os indivíduos encontram na sua fase de vulnerabilidade. Dessa forma políticas públicas podem ter um papel fundamental na redução do seu impacto sobre o individuo e a sociedade.
No Brasil as mudanças ocorrem de forma acelerada e radical, o que acaba por configurar esse crescimento como um dos grandes desafios da Saúde Pública.
2 DESENVOLVIMENTO
O crescimento da pessoa idosa ocasiona uma serie de alterações de magnitude profunda na sociedade, as quais abrangem o setor econômico, o mercado de trabalho, os sistemas e serviços de saúde e as relações familiares. Assim, o aumento progressivo