Portf Lio Grupo
Antes da Revolução Industrial, a contabilidade tinha sua maior aplicação no segmento comercial, sendo utilizada para apuração do resultado do exercício; os artesãos por via de regra não constituíam pessoas jurídicas e pouco se preocupavam com o cálculo de custos. Com o desenvolvimento da indústria surge a necessidade do cálculo dos custos para a formação de estoques. Vários insumos são consumidos para elaboração de um novo produto, e é essa particularidade que faz surgir a contabilidade de custos. A partir daí, a contabilidade de custos evoluiu e tornou-se ferramenta importante para a geração de informações que auxiliam no controle, planejamento e tomada de decisão. Não é só aplicada às indústrias, sendo possível calcular custos comerciais de serviços, agrícolas etc., porém a maior ênfase é dada à atividade industrial.
A contabilidade de custos atualmente pode ter infinitas ramificações em sua aplicação, dependendo das particularidades operacionais de cada tipo de entidade juridicamente constituída e dependendo ainda do estudo pormenorizado de suas necessidades de controles de custos com a finalidade de redução destes, como forma de aumentar a competitividade entre empresas no mercado consumidor nacional e internacional.(Garcia Parada Filho)
DESENVOLVIMENTO
1.O CONHECIMENTO DOS CUSTOS DE UMA EMPRESA PODE CONTRIBUIR PARA SUA MELHOR GESTÃO:
Com o surgimento de novas tecnologias, torna-se cada vez mais evidente a necessidade de geração de informações confiáveis para a tomada de decisão. A evolução das economias, a globalização acirrando cada vez mais a concorrência, o surgimento de novas oportunidades de negócios, aliados à necessidade de respostas rápidas e se possível antecipadas às perguntas dos usuários, faz com que as empresas necessitem de sistemas de gestão empresarial que auxiliem no processo decisório, gerando informações rápidas e precisas que sirvam como base