portefólio lingua portuguesa
Semana 1
Expressão Escrita
Anorexia
Apesar de até há alguns a Anorexia se manifestar essencialmente em adultos, em especial do sexo feminino, tem-se vindo a verificar que esta doença passou a atingir os jovens e também as crianças, de ambos os sexos.
Casos de Anorexia em crianças são, assim, cada vez mais frequentes, estando a falta de apetite relacionada com este problema. Convém referir que a fome está presente desde o nascimento do bebé e se classifica como um impulso, enquanto que, por outro lado, o apetite depende de vários factores e é adquirido à medida que o bebé se desenvolve.
São várias as doenças que podem causar a falta de apetite, como, por exemplo, a tuberculose; as infecções crónicas ou agudas de repetição, como as amigdalites e as viroses; as infecções urinárias; a rinite e a sinusite alérgicas e ainda a carência de fero, de vitamina D e de zinco, não esquecendo o papel determinante dos distúrbios psicossociais.
No futuro, a Anorexia das crianças poderá causar problemas vários como a osteoporose e ser responsável por uma baixa estatura, assim como pela diminuição da fertilidade. Outras consequências, como a depressão, a vergonha, o sentido de isolamento, a quebra de confiança nos laços familiares, a interrupção da frequência da escola ou a obtenção de um desempenho mais fraco poderão também afectar os jovens com Anorexia.
No dia a dia, o estudo e a comparação do peso e da estatura da criança em relação aos dados da curva de crescimento constituem bons recursos que permitem verificar se estes parâmetros estão normais.
É também fundamental ter em mente alguns cuidados como, por exemplo, incentivar a prática de actividades ao ar livre e de desportos à crianças com hábitos mais sedentários. No entanto, antes das refeições não deverão ficar agitadas com actividades mais movimentadas e, pelo menos duas horas antes das refeições principais, deverão ser evitados os