portas e tintas
Tecnologia
O desempenho é regulado pela NBR 10821. Permeabilidade do ar, estanqueidade à água, resistência à rajada de vento e resistência às operações de manuseio têm passado por testes com o rigor necessário a cada uma das categorias. No nosso projeto, utilizaremos portas de madeiras oriundas de reflorestamento.
Madeira
As esquadrias de madeira, usadas em residências e nos ambientes internos, podem exigir cuidados em situações de chuva ou maresia. Os fabricantes ressaltam vantagens como a ausência de agressão ao meio ambiente com os resíduos de fabricação, não possuir agentes poluentes na composição, não ser tóxica, funcionar como isolante e ser componente decorativo. No caso das portas prontas a grande vantagem é que o produto chega ao final da obra com a pintura de parede e o piso final já pronto.
Portas em kit
Sistema composto de kits pré-fabricados, padronizados e compatibilizados com os demais componentes construtivos da obra industrializada.
Um dos benefícios é atender às características construtivas e a falta de precisão na execução dos vãos.
O sistema porta pronta no Brasil foi lançado com o uso da espuma de poliuretano para fixação, o que possibilita uma tolerância de aproximadamente 2 cm nos vãos de instalação.
Características como isolamento acústico, iluminação e ventilação, passaram a ter soluções de fábrica, e não mais "arranjos" feitos na obra, que causam aumento de custos, geralmente não mensurados.
A precisão e uniformidade dos encaixes das ferragens e acessórios, além da qualidade final, são alguns dos grandes diferenciais da porta pronta industrializada.
Componentes do produto
Marco (batente) – regulável
Folha de porta
Alizar ou guarnição
Ferragens (dobradiças e fechadura)
Acabamento (verniz ou pintura)
Processo de instalação
1º passo
Retire a embalagem e encaixe o kit no vão, fixando-o com duas cunhas de madeira na parte superior. Em seguida, confira esquadro, prumo e nível da