Portas USB
Portas USB ou Universal Serial Bus.
O padrão USB foi desenvolvido por um consórcio de empresas, entre as quais destacam-se: Microsoft, Apple Inc., Hewlett-Packard
, NEC,Intel e Agere.
Os dispositivos USB são hot-swappable (conectáveis "a quente"), ou seja, podem ser conectados e desconectados a qualquer momento. São as portas mais utilizadas hoje em dia, por sua incrível funcionalidade e simplicidade.
Os dispositivos que antes necessitavam de conexões mais rápidas possuíam suas próprias placas, que se encaixam em slots de expansão dentro do gabinete do computador. A USB veio para suprir e substituir essa tecnologia.
O Universal Serial Bus fornece uma forma única, padronizada e fácil para conectar até 127 dispositivos em um computador.
USB 1.0
Lançado em janeiro de 1996
, com taxas de transferência de dados de até 1,5 Mbit / s
(baixa velocidade) e 12
Mbit / s (Velocidade máxima). Alimentação elétrica de 5V - 500 mA.
O padrão 1.1 foi lançado em
1998 para corrigir problemas encontrados no padrão 1.0. Ao ser lançado
USB
1.1o padrão USB 1.1 trouxe uma série de vantagens pois graças a umainterface única, a tarefa de conectar diversos tipos de aparelho ao computador tornou-se mais fácil, e aumentou o diversificação de tipos de periféricos, porém tinha como um grande ponto fraco a baixa velocidade na transição de dados (1,5 a 12 Mbps).
Alimentação elétrica de 5V - 500 mA. O padrão USB 2.0 foi lançado em abril de 2000 com a velocidade de 480 Mbps, o equivalente a cerca de 60 MB por segundo.
USB
2.0 O conector continuou sendo o mesmo da versão anterior, totalmente compatível com dispositivos que funcionam com o USB 1.1, mas nesse caso com a mesma velocidade de transferência reduzida do padrão 1.1. Isso ocorre porque o barramento
USB 2.0 tentará se comunicar à velocidade de 480 Mbps. Se não conseguir, tentará a velocidades mais baixas até obter êxito.
USB 3.0
O USB 3.0 chegou ao mercado em 2010, com a mesma praticidade do USB 2.0, sua