Portas de Comunição
Conceitos
Um microcomputador não teria muita utilidade para os seres humanos, se não pudéssemos entrar com dados externos para processamento, nem, tampouco, se nãopudéssemos receber, externamente, o resultado dos dados processados.
As portas de comunicação, também chamadas de interfaces de entrada e saída (E/S), ou ainda, em inglês, I/O Ports, são asresponsáveis pela comunicação entre o mundo externo e o microcomputador.
Existem duas formas básicas de comunicação de dados entre dois dispositivos digitais:
• Comunicação Paralela;• Comunicação Serial.
Comunicação Paralela
Comunicação paralela refere-se ao fato de que todos os bits que compõem o dado trafegam, simultaneamente, por meio de viasseparados, uma para cada bit, dentro de um único cabo. Os fios de sinal seguem em paralelo de um equipamento ao outro - do transmissor ao receptor.
A IBM fez da porta paralela a principal conexão para aligação de impressoras ao PC. Para a transmissão/recepção de um byte são necessárias 8 vias (fios, trilhas, pinos de conectores etc.).
Teoricamente, oito fios significam que você pode transferirdados, oito vezes mais rápido, por meio de uma conexão paralela do que por meio de um único fio. As portas paralelas são intrinsecamente simples, pois lidam com os dados da forma como o microprocessadorfaz - em bytes no lugar de bits. A porta paralela continua sendo a forma mais fácil e mais confiável de ligar uma impressora a um PC.
A figura abaixo apresenta uma comunicação entre um subsistemade processamento, por exemplo, um microcomputador PC e um subsistema de E/S, por exemplo, uma impressora. Quando o micro necessita enviar um dado, todos os bits são enviados simultaneamente, emparalelo. A porta paralela do micro transmite 8 bits por vez.