Portas de Comunicação
GUSTAVO HENRIQUE DE CARVALHO SILVA
PORTAS DE COMUNICAÇÃO
São Paulo
2013
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 3
2.PORTAS DE COMUNICAÇÃO LÓGICA 4
2.1.Porta TCP 4
2.1.2.Funcionamentos do TCP 5
2.2.Portas UDP 5
3.PORTAS DE COMUNICAÇÃO FÍSICA 6
3.1.Pota USB (Universal Serial Bus) 6
3.1.1.História das versões 6
3.2.Porta Firewire 7
3.3.Porta Serial 7
3.4.Porta Paralela 7
3.5.Porta Ethernet 8
3.6.Porta PS/2 8
4.REFERÊNCIAS 9
1. INTRODUÇÃO
O uso do termo "porta", em informática, deriva da tradução de port, que em inglês significa "porto". A semelhança física é com os portos náuticos onde os mesmo atracam e permitem a transferência de mercadorias e pessoas. Neste caso o porto informático permite o fluxo de informação. Porém, mesmo com a tradução incorreta, o nome "porta" foi bem assimilado pela analogia que se pode fazer com a porta de uma casa, por exemplo: uma porta, em informática, é o ponto de entrada de um dispositivo externo no computador.
Portas de comunicação são as entradas e saídas de dados que temos em nossa máquina, mas antes é bom saber que podemos falar das portas físicas (USB, Serial e etc) e as Lógicas como a TCP e UDP, etc.
No início da década de 80, quando a IBM estava desenvolvendo seu primeiro micro PC (personal computer), já havia sido definido que o barramento ISA seria utilizado para permitir que o computador pessoal pudesse receber placas de expansão. Porém, faltava algum tipo de porta que permitisse o acoplamento de dispositivos externos, tais como impressoras e mouse, artigos de luxo para época. Desde então foram criadas diversas soluções na área de informática, no que diz respeito à portas de comunicação, para suprir tal falta.
2. PORTAS DE COMUNICAÇÃO LÓGICA
Uma porta de comunicação lógica é uma conexão virtual que pode ser usada na transmissão de dados. As mais comuns são as portas TCP e UDP, que são usadas para conexão entre os computadores e a Internet.