Port
Reconhecida pelo MEC: Portaria nº 1.084, de 28 de dezembro 2007, publicada no DOU de 31 de dezembro de 2007, página 36, seção 1.
PORTIFÓLIO
Este portfólio é um instrumento individual de construção do trabalho da ISEC, o mesmo deverá ser construído pelo(a) aluno(a) a partir da atividade de campo.
MODELO
Nome do (a) aluno (a). Tyssia Nogueira Lima
Professor/orientador: Iara Medeiros de Araújo
Data 21/03/2014
1. Atividade desenvolvida
Visita domiciliar na Comunidade Maravilha:
No dia 21/03 do presente ano, nós, os alunos de Medicina do P1A da FAMENE nos dirigimos até a USF Ipiranga onde deu-se início juntamente com os professores de ISEC Iara Medeiros, Cleyton Silva, Maria Alinete Moreira e Weruskha Abrantes, uma visita domiciliar nas proximidades da Unidade de Saúde, para que pudéssemos observar e descrever posteriormente sob a forma de um portfólio a importância do trabalho realizado na comunidade pela equipe de saúde (ACS, médicos, enfermeiros...), bem como as dificuldades vivenciadas no dia-a-dia da população do bairro Valentina. Para a visita na Comunidade Maravilha tivemos o auxilio da ACS Cláudia Medeiros. Na visita domiciliar, percebe-se a importância que o profissional de saúde tem em levar os conhecimentos de detém para o ambiente do grupo familiar, caracterizado por condições peculiares de habitação e higiene. A presença do mesmo, facilita o planejamento de ações. Torna mais fácil o relacionamento do grupo familiar com o profissional, por ser sigiloso e menos formal. Há uma maior liberdade para exposição de variados problemas, tendo se um tempo maior, do que nas dependências dos serviços de saúde. Além de um contato permanente com as famílias, o que facilita o trabalho de vigilância e promoção da saúde, realizado por toda a equipe. E é o elo cultural do ACS com a família que potencializa o trabalho. O ACS se sente responsável pelo seu