port retalhos
Para acessar o sistema foi criado uma página index.xhtml que contém os códigos do formulário de login, pois somente pessoas autorizadas utilizarão. Segue abaixo o código fonte do Formulário de Login.
Abaixo o layout da interface
Obs: Os Managed Beans nada mais são do que Java Beans que servem como canais entre a interface gráfica(a tela) e o back-end da aplicação(regras de negócio, acesso ao banco de dados)
A implementação do cadastro de clientes ao longo do processo de desenvolvimento de uma aplicação web, visa promover o reuso de estruturas comuns facilitando a manutenção do padrão do sistema para a troca de conteúdo durante a renderização da interface do usuário. Acima o código fonte da tela de cadastro e abaixo o layout da tela de cadastro de clientes:
O CRUD está representado através dos pacotes com suas respectivas camadas de classes.
Model:
O pacote model do projeto deve conter uma classe que será um POJO(Plain Old Object) com as anotações do Hibernate necessárias para utilização do framework.
Dao:
Este pacote vai realizar a comunicação com o banco, utilizando o Hibernate para salvar, listar, alterar e excluir clientes. Dentro deste pacote, deve ser criada uma interface chamada CadClienteDao e uma classe que realizará a conexão com o banco de dados(ConnectionOracle.java)
Controller
O pacote controller vai realizar a comunicação da visão representada por nossas JSF com o banco de dados, sendo responsável por realizar as operações requisitadas e em seguida encaminhar o usuário para uma página.
View:
É composto por páginas JSF que irão executar o pedido de listagem, alteração, exclusão a adição de clientes.
Obs: O arquivo “hibernate.cfg.xml” configura o Hibernate de acordo com o banco de dados. Note que é preciso adicionar ainda o usuário no banco de dados, a senha e caso seja necessário o IP e a porta do banco.
<?xml version=”1.0” encoding=”UTF-8”?>
<!DOCTYPE hibernate-configuration PUBLIC “-//Hibernate/Hibernate