Porque o sudeste e a regiao mais dinamica do Brasil
Prof : Maria Luiza
Turma : 2171
ALUNO : Pedro Brasil
Centro Educacional Da lagoa
Fatores historicos
O sudeste é a região mais desenvolvida do Brasil, registrando em relação ao conjunto do país, uma participação de cerca de 55% no Produto Interno Bruto (PIB), de 66% no valor da produção industrial, e concentrando 58% de pessoal ocupado na indústria.
FATORES GEOGRAFICOS
A agricultura é bem dinâmica e diversificada, destaca-se o cultivo de café, laranja e cana-de-açúcar. A exploração de minério é outra atividade econômica importante: Minas Gerais detém grandes reservas de ferro e manganês; a maioria do petróleo produzido no país é extraído da bacia de Campos, no Rio de Janeiro.
O relevo da região sudeste é caracterizado pela grande quantidade de cadeias montanhosas e serras, como a Serra do Mar, a Serra da Mantiqueira e a Serra do Espinhaço o que influi no clima da região. Na área litorânea o clima predominante é o tropical atlântico enquanto que na região planáltica predomina o clima tropical de altitude.
Por seu relevo característica a região possui também, um excelente potencial para geração de energia hidrelétrica que é, em sua maior parte, bastante aproveitado em usinas como a de Urubupungá (SP), que é a maior da região. É na região sudeste que nascem dois dos principais rios brasileiros: o Rio São Francisco, que nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais, e o Rio Paraná que nasce da confluência dos Rios Grande e Paranaíba na divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul.
A vegetação da região sudeste (predominantemente de Mata Atlântica, com exceção da região norte de Minas Gerais onde encontramos a Caatinga), foi quase totalmente suprimida na época da colonização para dar lugar às culturas de cana-de-açúcar e café. Mais tarde, o intenso processo de industrialização conferiu a região as duas maiores megalópoles do país, as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, capitais dos Estados