Porque o brasil entrou na segunda guerra mundial
Participação do Brasil na Segunda Guerra
Curitiba 2012 Bruna de Aguiar Goulart
Participação do Brasil na Segunda Guerra Trabalho solicitado pela professora Priscila Furquim na matéria de história para os alunos do 9º ano turma 2
Curitiba 2012
Sumário * Introdução página 1. * Desenvolvimento página 2-3 * Conclusão página 4 * Referências página 5 * Anexos página 6
Introdução
Os 15 anos do período getulista — 1930-1945 — foram marcados, no plano internacional, por uma situação de crise mundial.
Todas as grandes nações do mundo viviam problemas socio-econômicos e políticos, que acabaram convergindo na Segunda Guerra Mundial — 1939-1945.
Na Europa Ocidental emergia a Alemanha nazista com Hitler — 1933 —, cujo crescimento econômico e cuja pressão sobre as nações vizinhas da Europa Central — Áustria e Polônia — eram uma ameaça à preponderância franco-britânica.
No dia 1º de setembro de 1939, as forças nazistas alemãs de Adolf Hitler invadiram a Polônia, dando início à Segunda Guerra Mundial. O Brasil passou a participar do conflito a partir de 1942. Na época, o presidente da República era Getúlio Vargas.
A princípio, a posição brasileira foi de neutralidade. Depois de alguns ataques a navios brasileiros, Getúlio Vargas decidiu entrar em acordo com o presidente americano Roosevelt para a participação do país na Guerra.
Embora a história dos pracinhas - diminutivo de praça, que é soldado - seja ainda pouco comentada no Brasil, Marcus Firmino Santiago da Silva, coordenador do curso de Direito da Escola Superior Professor Paulo Martins, do Distrito Federal, e estudioso sobre