Porque a mulher tem ampliado sua participação no mercado de trabalho?
Desde o movimento feminista as mulheres vem se destacando no mercado de trabalho, a partir do momento que conseguiram conquistar seu espaço buscam sempre melhorar nas funções que exercem/escolhem.
A área empresarial parece ser onde as mulheres se destacam com sucesso nos espaços de poder e decisão, são maioria em cargos de encarregadas e coordenadoras, elas são bem mais empreendedoras, ou seja, tornam-se chefes dos próprios negócios mostrando a cada dia que, independentemente de gênero, a competência é o que importa.
A mulher tem tido maior participação pelo fato de ter oportunidade de crescer e de se desenvolver assim como os homens,mas elas tem melhor adaptação na área empresarial pelo fato de tomar decisões com eficiência e se destacam por serem detalhistas ou seja prestam mais atenção e fazem o trabalho cautelosamente. As mulheres chefes de família que não são casadas trabalham para sustentar a família no lugar do homem.
O que mudou da mulher de 1960
Durante vários séculos, as mulheres estiveram desprezadas ao ambiente doméstico e dependente ao poder das figuras do pai e do marido. Quando chegavam a se expor ao público, o faziam acompanhadas e freqüentemente se dirigiam para o interior das igrejas. A barreira do ir e do vir era a mais clara revelação do lugar ocupado pelo feminino. Para que o feminismo se tornasse um movimento de maior força e combatividade. Mesmo sob o assunto da ditadura, as mulheres passaram a se organizar para questionarem mais intensamente seu papel assumido na sociedade. Na atualidade a ação feminista não se comporta apenas na formação de movimentos organizados. A intenção de se pensar sobre as necessidades da mulher não mais atravessa a dificuldade de se criar um projeto amplo e universalista. Entre as grandes e pequenas ações, as mulheres observam que a conquista de sua emancipação abre portas para a compreensão e a resolução de outros novos desafios.