Porque sofre o Justo?
Lucélia Cardoso Dias
Profa. Selma Oliveira
Instituto Teológico Quadrangular-Pelotas RS
Livros Poéticos
Sofrimento- é qualquer experiência aversiva (não necessariamente indesejada) e sua emoção negativa correspondente. Ele é geralmente associado com dor e infelicidade, mas qualquer condição pode gerar sofrimento se ele for subjetivamente aversiva. Antônimos incluem felicidade ou prazer. Em uma frase como "sofrendo de uma doença" a ênfase está em ter a doença e menos no desprazer que ela causa. Termos relacionados são tristeza, pesar e dor.
Justo- Que julga e procede com eqüidade: homem justo. Equidade- Igualdade, retidão,imparcialidade e justiça. "Então Jó pegou num caco de telha para se coçar, sentado no meio da cinza." Jó 2:8
E disse o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa. Jó 2:3
Existe uma distância enorme e considerável quando falamos, sobre as situações que estamos enfrentando, em algumas situações são criadas pelo homem e são chamadas de "Flagelo" em outras são situações criadas por Deus que são chamadas de "Provas".
A Prova acontece quando Deus por sua sublime e eterna vontade, permite que algo aconteça em nossas vidas, nesta situação Deus é o responsável em solucionar, mas pede somente que continue firme que ele irá conceder a vitória. Não muito raro, somos questionados sobre o porquê do justo sofrer e com toda a minha humildade, confesso que é uma pergunta muito complexa de ser respondida pelo fato do ser humano ser finito em comparação ao infinito, onipotente, onipresente e onisciente Deus.
Na essência da mensagem do livro de Jó no Antigo Testamento encontramos a sabedoria que pode responder essa questão a respeito de como o Senhor se envolve no problema do sofrimento humano.
Ao longo da sua vida