Porque os Projetos de TI falham
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAQUARA
MBA EM GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
WHY IT PROJECTS FAIL? (POR QUE PROJETOS DE TI FALHAM?)
x
ARARAQUARA, SP
2013
UNIARA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAQUARA
MBA EM GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
WHY IT PROJECTS FAIL? (POR QUE PROJETOS DE TI FALHAM?)
Trabalho apresentado como exigência parcial da Disciplina de Gerenciamento de Projetos Baseado na Metodologia PMI, orientado pelo Professor Ms Matheus de Aguiar Sillos
ARARAQUARA, SP
2013
Folha de Aprovação
_________________________________ x Introdução
Com o passar dos anos, desde seu início, a Tecnologia da Informação, TI, aparece cada vez mais presente no cotidiano da maioria das pessoas. Empresas, governo, área médica, autônomos, estudantes, entre outros, já se tornaram dependentes desta, como uma ferramenta de trabalho, diversão, segurança, armazenamento de dados, etc.
Para acompanhar esses usuários cada vez mais exigentes, com aplicações que consomem de maneira progressiva mais dos hardwares e rede de dados; que lidam desde com a segurança da nação até com a saúde das pessoas, os projetos de TI tem como obrigação um alto grau de responsabilidade, pois uma falha no projeto de TI pode ser fatal.
Metodologias e Deficiências
Para auxiliar as boas práticas, afim de que os projetos de TI obtenham o máximo de sucesso, várias metodologias foram desenvolvidas. Entre elas podemos destacar: PMBOK, COBIT, CMMI, PRINCE2, ITIL, Balanced Scorecard, BS 7799 (ISO/IEC 27001 e ISO/IEC 17799), ISO 9001:2000, ISO/IEC 12207, ISO 9126, MR mps, Seis Sigma, entre outras.
Mesmo com tantas metodologias disponíveis no mercado, há ainda certas dificuldades dos gestores de projetos quanto aos seus usos.
Após pesquisas sobre o assunto,