Porque estudar fisiologia
A fisiologia, como ciência que estuda as funções dos seres vivos, pode subdividir-se em ramos distintos, segundo um dos diversos aspetos. É o estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, bem como dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos.
Para conhecer como o organismo funciona e reagem em condições normais não permitira que façam um juízo perfeito das doenças que cometem o individuo e nem como tratá-los.
Primeiros pensadores
Da antiguidade clássica Tales de Mileto foi o primeiro pensador que podemos chamar de filosofo, como outros pré socráticos, Tales dedicou-se a caracterizar o principio da matéria que este princípio era água.
Tales queria dizer com seu tudo é água, dificilmente conseguiríamos chegar a uma resposta que distinguisse o sentido químico.
Para outros pensadores, tudo o que existe seria composto por uma mistura de quatro elementos: ar, água, terra e fogo, as raízes de todas as coisas. Porem estas quatro essências seriam unidas e separadas por duas forças opostas, o amor, ódio, atração e repulsão. Medicina Grega
Para eles tudo o que existia seria composto por mistura de quatro elementos: Ar, água, fogo e terra, são a razão pelo qual o homem vive. Os médicos gregos observavam os sinais exteriores da patologia e procuravam explicações na natureza. Eles acreditavam por exemplo que determinadas doenças fossem relacionadas com as condições climáticas.
O médico mais famoso da Grécia era Hipócrates era considerado o pai da medicina. A doença era vista como castigo divino. Hipócrates criou vários métodos baseados na filosofia.
Platão e Aristóteles
Platão e Aristóteles. Ambos devotaram suas pesquisas a praticamente todos os ramos do conhecimento, incluindo a cosmologia, a física, a teologia, a lógica, a matemática, a política, a ética e a estética.
Platão viveu em Atenas, principal político e cultural da época, e foi