Porque dizer não à redução da idade penal
CURSO DE DIREITO
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Aracaju-SE
2013
QUAL O PRINCIPAL ARGUMENTO QUE AFASTA A POSSIBILIDADE JURÍDICA DA REDUÇÃO DA IDADE PENAL?
O principal argumento que impossibilita a redução da idade penal é que o problema da criminalidade dos adolescentes não está na idade e sim na educação, na desigualdade social e todas as mazelas que os governantes, através da mídia, insistem em camuflar com politicas paliativas de visualização imediata, mas totalmente ineficazes.
Essa ideia de redução da idade penal está ligada na ideia errônea de que violência se resolve com violência. Pois estamos muito mal acostumados a exigir punições para tudo, com a desculpa de buscar a “justiça”, quando na verdade significa apensas vingança.
A ideia de justiça da sociedade é baseada na vingança pessoal, e não do verdadeiro significado da justiça, que é dar a cada um o que lhe é devido. Por exemplo, quando visualizamos algum crime, surge a revolta e imediatamente surge a ideia de fazer o culpado responder pelo que vez. Justo? Vamos analisar. Primeiro, Cria-se um ódio, uma raiva tao grande quanto for o tipo de delito cometido e quanto mais ênfase a mídia dar a esse crime. E segundo, mal olhamos para a vítima, se ela ainda está viva, mal nos preocupamos em ampara-la de todos os modos possíveis.
Só queremos mesmo é ver o culpado sofrendo o que causou. E para isso clamamos por justiça, quando na verdade estamos tao envoltos em ódio que não enxergamos que clamamos por vingança. Fazendo-se pagar sangue com sangue. Em um ciclo interminável de dor e sofrimento.
Imagine o sistema carcerário brasileiro, que já está a muito tempo em colapso. Superlotado, ninguém sabe o que fazer, apenas jogam um em cima do outro com a ilusão de que está resolvendo alguma coisa. É triste presenciar tal situação, pois esses locais se tornam verdadeiras escolas do crime, onde o indivíduo cria um ódio da sociedade fazendo-o cometer