Porque arte e educação
Profª Bianca Werner Psicologia
“O senso comum e a ciência são expressões da mesma necessidade básica, a necessidade de compreender o mundo, a fim de viver melhor e sobreviver. Para aqueles que teriam a tendência de achar que o senso comum é inferior à ciência, eu só gostaria de lembrar que, por dezenas de milhares de anos, os homens sobreviveram sem coisa alguma que se assemelhasse à nossa ciência. Depois de cerca de quatro séculos, desde que surgiu com seus fundadores, curiosamente a ciência está apresentando sérias ameaças à nossa sobrevivência.”
Marilena Chauí
Ciência e Senso Comum
? ? ?
?
Quais são as principais diferenças entre senso comum e ciência ?
?
?
Senso Comum
São interpretações criadas a partir da vivência, na medida em que o homem se relaciona com o meio que o cerca, cria interpretações baseadas em suas experiências, construindo crenças que permitem o domínio do meio.
Senso Comum: Baseia-se nos sentidos, nos conhecimentos espontâneos e intuitivos que ficam no nível das crenças. Conhecimentos transmitidos através das gerações, de pai para filho.
Senso Comum
Conjunto de opiniões aceitas em determinada época, pela maioria; as opiniões contrarias, são consideradas como aberração.
Características do conhecimento científico
Busca leis gerais para os fenômenos: Regularidade; Freqüência; Constância dos fenômenos; Método rigoroso para a observação, experimentação e verificação dos fatos. Utiliza a linguagem científica, a fim de evitar ambigüidades.
Ciência e Senso Comum
Apesar das diferenças, no senso comum há elementos do conhecimento científico. A ciência parte do senso comum para começar suas análises, mas precisa ir além deste, filtrando opiniões e fantasias. A construção científica é produto de um determinado local, sob a influência de uma determinada cultura, numa determinada época, presa as limitações tecnológicas do momento em que se vive.
Ciência e Senso