porigem da vida

490 palavras 2 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
I PERÍODO DO CURSO INTEGRADO DE MECATRÔNICA

Comparação Camões em Vinícius

Comparação Camões em Vinícius

Trabalho apresentado ao professor da disciplina de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – como avaliação parcial para conclusão do I Período do Curso Integrado de Mecatrônica.

Orientador: Prof.

CARUARU
2014
1 Comparação
Primeira coisa que notei foi o número de estrofes e de versos são quatro estrofes em ambos os textos , dois deles contendo quatro versos e os outros dois contendo três versos, o motivo para ser um soneto é ter dois quartetos e dois tercetos. No primeiro estrofe do poema de Vinícius está presente a rima interpolada, e no de Camões também, no primeiro estrofe de Vinícius está presente a metáfora no segundo verso. No primeiro estrofe de Camões está presente o eufemismo, no primeiro verso No segundo estrofe de Vinícius , esta presente a rima interpolada, e no terceiro verso esta presente a figura de linguagem antítese, no segundo estrofe de Camões está presente a rima interpolada também ,e no quarto verso a figura de linguagem existente é personificação.
No terceiro estrofe de Vinícius a figura presente é de personificação, e no de camões também.
No quarto estrofe de Vinícius esta presente a figura de paradoxo no verso “Mas que seja infinito enquanto dure” , já no de Camões é personificação.
No poema de Vinícius , da pra notar que ele quer aproveitar o máximo com seu amor, e quer esta com seu amor nos momentos bons e ruins, um verso que achei muito interessante foi “ Eu possa mim dizer do amor (que tive)” ele aparentar ter uma desilusão amorosa e por isso ele não crê no sentimento eterno. Essa é uma característica do poema destruir da noção do “amor eterno”.
No poema de

Relacionados

  • Noni (Morinda citrifolia)
    11059 palavras | 45 páginas
  • Trabalhoss
    10984 palavras | 44 páginas
  • Calcio
    24572 palavras | 99 páginas
  • Apostilapedagogica2011
    285611 palavras | 1143 páginas