poriferos
Poríferos
Alunos: Gabriel Pilger e Cauê de Oliveira
Turma: 7° B
Matéria: Ciências
Professora: Madalena
Concórdia, SC, junho de 2015
Introdução
0 Reino Animalia ou Metazoa, como já foi dito, é formado por organismos pluricelulares, heterótrofos e eucariontes. No entanto, entre eles alguns não formam órgãos e, portanto, não apresentam sistemas sendo agrupados no sub-reino Parazoa, como é o caso dos Poríferos. Os que formam órgãos e sistemas formam o sub-reino Eumetazoa que compreende os Cnidários; Platelmintos; Nematelmintos; Moluscos; Anelídeos; Artrópodos; Equinodermos e os Cordados.
Os Poríferos são considerados animais atípicos. Justamente pelo fato não formarem órgãos, mas, apesar de sua simplicidade estrutural, são bem adaptados ao ambiente em que vivem. Podem, ainda serem considerados vitoriosos evolutivamente já que, apesar de serem um dos primeiros grupos a se formarem, são abundantes até hoje.
0 nome do filo está relacionado com o grande número de poros presentes no organismo - Pori = poros; phoros = transportador. Esses poros comunicam o meio externo com uma cavidade das esponjas, chamada átrio ou espongiocele.
As esponjas, durante a vida embrionária só apresentam dois folhetos germinativos e devido a isso são diblásticas. Não apresentam orgãos, cabeça, boca ou cavidade gástrica. Sua estrutura corporal está organizada num sistema de canais e câmaras por onde circula a água.
°_°
Índice
O que são poríferos....................................................................... 1
Filo porífera................................................................................. 2
Estrutura dos poríferos.................................................................. 3
Tipos de esponjas.......................................................................... 4
Reprodução................................................................................... 5