Por uma Sociologia Publica
Michael Burawoy
Realizado por:
Anabela Ferreira nº
2014180578
Ermegina Alves nº
2014231495
Gizelli Silva nº 2014185880
Mónica Ventura nº2013120096 A Sociologia Pública é:
O campo da interlocução da sociologia com o público, os vários públicos, e é daí que ela recebe sua validação social, e é aí que ela informa, publicita, discute, entra em contacto, exerce um papel civilizador.
O que atraiu tantos de nós para a sociologia é o antigo entusiasmo por:
•
•
•
•
•
•
justiça social, igualdade económica, direitos humanos, desenvolvimento sustentável, liberdade política, ou simplesmente por um mundo melhor. • Burawoy desenvolve onze teses enfatizando a sociologia não apenas enquanto ciência, “mas também como moral e como força política” (p.
20).
Tese I – O movimento da tesoura A aspiração pela sociologia pública é atualmente mais forte muito embora sua realização seja mais dificil,porque a sociologia tem se movidopara esquerda ,enquanto o mundo tem se movido para direita do aspecto político. Tese II- Multiplicidade das Sociologias Públicas
A multiplicidade das sociologias públicas, diz nos que a
sociologia
pública
tradicional
pode
ser
entendida como estimuladora de debates que dizem respeito a questões públicas que se relacionam diretamente com a vida quotidiana das pessoas.
Públicos a que esta sociologia se destina
Pouco visíveis;
Passivos.
Exemplos desta sociologia pública
Produção Académica-Destinada a Públicos não académicos
Trabalhos Jornalísticos-onde se discutem assuntos de importância pública.
Sociologia Pública Orgânica
Sociólogo
Público
De um modo geral, grande parte da sociologia pública é de tipo orgânico.
Contudo, as sociologias públicas tradicional e orgânica não são antitéticas, mas complementares: cada qual informa à outra, existe uma relação de reciprocidade e complementaridade entre o “orgânico” e