Por uma outra globalização - Uma globalização perversa
Curso de Ciências da Administração
Disciplina de Ciência Política
Professora: Maria Alejandra Paulucci
Acadêmicos:
Lais Lodi da Silva
, Núria Xavier, Rafael Rotta Gomes, Simone Lee,
Thiago Borges.
SANTOS, Milton.
Por uma outra globalização; Uma globalização perversa, Cap.
III
. 2000, Editora Record. Tema da Obra: Sociologia Palavras chaves: globalização, perversa, competitividade, ideologia.
Milton Santos foi geógrafo brasileiro, considerado como um dos maiores pensadores da história da Geografia. Destacouse por escrever e abordar sobre globalização e o espaço urbano além de apresentar um posicionamento crítico ao sistema capitalista e aos pressupostos teóricos predominantes na ciência geográfica de seu tempo. Faleceu em 24 de junho de 2001, vítima de câncer, aos 75 anos.
Em “Por uma outra globalização” Milton defende a ideia de que é preciso uma nova interpretação do mundo contemporâneo, e divide o mundo em “globalização como fábula”, “globalização como perversidade” e “globalização como possibilidade”. De acordo com o capitulo III, Globalização como Perversão, Milton destaca que neste tipo de globalização, a realidade em que a gente vive, é aquela em que se demonstra a dificuldade de se construir a solidariedade coletiva, além da ampliação das pobrezas na sociedade onde o dinheiro e a informação estão diretamente relacionados e, segundo o autor, “fornecem a base do sistema ideológico influenciando o caráter das pessoas”, isso porque a informação atual é manipulada, apropriada pelo estado e por empresas que atuam em prol de seus objetivos, o discurso passa a anteceder uma parte das ações humanas.
Nesta sociedade atual econômica, demonstra a desigualdade entre os indivíduos aumentar, enquanto o número de empresas autônomas