Por um brasil literário
Penso que a leitura e a literatura salvam o espírito humano. A importância do Movimento se deve à necessidade de despertar em cada brasileiro esse "bichinho" que incomoda, coça, incentiva, orienta, patrocina e revelam novos mundos, novas perspectivas, novos ensinamentos, chamado "Leitura".
Se todos se conscientizarem de sua importância, teremos um salto qualitativo na Educação brasileira
Uma cidade de Leitores
Aconteceu recentemente, em Taubaté, 30 de junho, a 1ª FLIT - Feira Literária Infantil de Taubaté. organizada pela prefeitura da cidade, que em março deste ano, foi oficializada como a Capital Nacional da Literatura Infantil, pela presidente Dilma Roussef. Nada mais justo do que homenagear a cidade com tal título, por ser berço do escritor Monteiro Lobato, o primeiro brasileira a escrever para crianças. Leitura de literatura: importa a quem???
A leitura de Literatura propicia conhecimento de épocas, personalidades, contextos, diferentes dos atuais e explicam muito a nossa sociedade.
A maior e melhor característica da literatura, a meu ver, é a possibilidade de se tratar de temas universais, ou até mesmo do cotidiano, e instigar à reflexão.
Livro pra quem???
Livro para criança? Livro para Adolescente? Livro para adulto? Livro?Livro? Livro?
Livre...
Livro é para ser lido, não importa a idade...
O Contador de Histórias
Acredito que o que desperta o interesse pela leitura é ouvir bons contadores de histórias, pois eles motivam os leitores a querer conhecer mais e mais histórias.
Contudo, contar não é o mesmo que ler. Quando conta histórias, o contador interfere na história, trazendo sua interpretação e ponto de vista. Ao lermos uma história, percebemos exatamente quais as sensações que o autor quis transmitir.
O papel da escola
Como educadora e formadora, não posso me eximir das responsabilidades de ser parte integrante e, diria, essencial no espaço escolar. Assim sendo, o papel da escola é garantir a formação