Por que é importante a restauração de rios?
A bacia do Gramame têm 589,1 Km² de rios e córregos que, juntamente com a várzea estreitamente associados a zonas de mais altitudes, incluem corredores de grande valor ambiental, econômico, social e Cultural.
Estes corredores são ecossistemas complexos, que incluem a terra, plantas, animais e rede de
Fluxos dentro deles. Eles realizam uma série de funções ecológicas, tais como modulação de vazões,
Armazenando água, removendo materiais nocivos da água, e proporcionando habitat para as plantas aquáticas, terrestres e de animais.
Os cursos d’água também tem vegetação e características diferentes dos planaltos que da suporte ao nível de diversidade de espécies .
Córregos e cursos d’água se desenvolvem em conjunto. Mudanças dentro de um ecossistema circundante (por exemplo, bacias hidrográficas) causarão impactos físicos, químicos e processos biológicos que ocorrem dentro de um curso d’água. Sistemas de cursos
Funcionam normalmente dentro dos padrões naturais de fluxo, dos movimentos de sedimentos,da temperatura e de outras variáveis, em que é chamado de "equilíbrio dinâmico".
Quando as mudanças variáveis ultrapassam seus limites naturais, o equilíbrio dinâmico pode ser perdido, muitas vezes resultando em ajustes no ecossistema que possam ser incompatíveis com as necessidades sociais.
Restauração - Refere –se ao processo de retornar um ecossistema mais próximo possível, as condições e funções do sistema original, embora não seja possível recriar um novo sistema com as condições original.
Porque é Necessário uma Rede de Restauração de rios? Em resposta a esse interesse na restauração de rios, este projeto de pesquisa representa um esforço de cooperação por parte dos atores sociais que participam na produção de uma referência técnica e social comum sobre a restauração dos cursos d’água.
O interesse em restabelecer ecossistemas dos cursos d’água