Por que o comportamento humano afeta os resultados de empresas?
Publicado em: 05 de março de 2008 às 13:08 http://www.administradores.com.br/artigos/por_que_o_comportamento_humano_afeta_os_resultados_de_empresas/21545/ Nos últimos anos tem-se ouvido falar a respeito da importância das habilidades comportamentais dos profissionais, além das habilidades técnicas/operacionais independentes da área de atuação. Habilidades como comunicação pessoal, resolução de conflitos, diplomacia, liderança, ampliação dos resultados comercias, etc, já fazem parte das exigências quanto ao perfil profissional para as contratações, assim como para promoções internas.
Conforme um estudo exploratório sobre o perfil do egresso, de um curso superior de administração, na cidade de Joinville, mais de 50% das habilidades desejadas pelo mercado, para o administrador e cargos de assessoria, concentra-se em habilidades comportamentais ao invés das habilidades técnicas. Isto porque as empresas consideram que um profissional que possui habilidades pessoais bem desenvolvidas consegue resolver melhor os problemas e alcançam melhores resultados para a empresa. Mas exatamente por que a exigência por este perfil tem crescido tanto no mercado?
Muitos são os fatores, a começar pelo crescimento do setor de serviços, que há menos de 20 anos, eram concentradas na indústria, mas hoje, os serviços ocupam boa parte do PIB, no Brasil e, em algumas regiões, são a maioria. Em decorrência disso, e de outros fatores como a mudança de comportamento dos clientes e do aumento da concorrência, em decorrência da globalização, os fatores críticos dos negócios vêm mudando, gerando vários desdobramentos estratégicos e operacionais na gestão das empresas.
Hoje, de um modo simplista, em condições de livre concorrência, pode-se afirmar que sobreviverá e prosperará a empresa que tiver foco no cliente.
Pois o cliente tem o “poder”, o livre arbítrio de escolher de quem comprar. Os motivos de escolha