Por que o Brasil é, entre os emergentes, o país menos vulnerável?
Tendências e Oportunidades para Produtos e serviços.
Prof: Ricardo Rocha
Aluno: Marcos Péricles Santos de Araújo.
1-Enquanto alguns executivos optavam por um crescimento de longo prazo com aquisições de pequenas médias instituições financeiras, a outra equipe apostava em ganhos elevados decorrentes desvalorização cambial devido a instabilidade econômica no segundo mandato de FHC.
2- O presidente do conselho era Sr. Henrique Carvalho Gomes há 20 anos foi contratado com autonomia nas decisões de caráter estratégico.
3- Em função do cenário que se apresentava devido as crises da Ásia e Rússia o que dificultaria a geração de divisas . Havia redução da oferta de linhas de exportação para bancos brasileiros, que teria como consequência a deteriorização no quadro econômico internacional.
4- Aderaldo possuía bom relacionamento com os integrantes do governo e como tinha pretensão de adquirir alguns pequenos bancos comerciais, temia que o Banco Central não enxergar-se com bons olhos, a especulação proposta por Gabriel.
5- Arriscar um crescimento estratégico de longo prazo bem definido, por uma operação especulativa que poderia resultar em grandes ganhos, porém prejudicar a imagem do banco, além de correr um risco de mercado desnecessário.
6- Reeleição de FHC perda dos seus principais articuladores Sérgio Motta e Luiz Eduardo que haviam morrido e Mário Covas que estava doente deixando FHC no tiroteio politico.
7-Ele afirma que do ponto vista politico poderia ocorrer uma ruptura, ou pelo menos um choque, na base de apoio do Presidente, reforçou a perspectiva de mudanças na politica cambial introduzida em março de 1995.
8- O Banco Central dispõe sobre sistemática de intervenção no mercado interbancário de cambio. Comunidade 6.560.