Por que a verdade é um problema dentro da filosofia?
O homem supera os demais seres vivos por sua capacidade de pensar, refletir. A Filosofia nos ensina a filosofar, ou seja, inquirir questionar o que é a verdade, qual seu papel, importância em nossas vidas e sociedade. Remetendo-nos a uma questão: devido a sua complexidade o quanto o homem está disposto a filosofar sobre a verdade?
Filosofia palavra de origem grega que significa amor pela sabedoria, conhecimento. A arte de saber pensar sobre vários assuntos, mas “pensar” corretamente, almejando chegar à raiz do assunto. A filosofia para os primeiros sábios gregos tinha o propósito de conhecer os princípios da realidade, a origem, a essência, valor o sentido da vida e do universo.
A procura pela verdade sempre foi um dos problemas essenciais para a Filosofia, pois sem essa busca ela não existiria, visto que, sua primeira preocupação foi situar a vida humana sob o aspecto da verdade.
Para que o homem saiba pensar corretamente, filosofar sobre algo e então chegar a uma conclusão verdadeira é necessário que ele saiba como pensar. O pensamento para ser verdadeiro deve seguir o caminho da razão, a racionalidade é uma capacidade inerente do homem, mas que necessita prática e uso constante.
A palavra verdade em grego se diz Aletheia e significa: não-oculto, não-escondido, o que está visível aos olhos do corpo e do espírito, considerando-se que a verdade está na evidência, na visão racional tal como ela é levando-se em conta a racionalidade da pessoa que procura.
O homem é movido a buscar a verdade por curiosidade, ignorância, incerteza e insegurança.
Curiosidade faz parte do instinto humano, pois, leva-o explorar seu meio a busca de novas informações.
Ignorância é o não saber, a falta de conhecimento, muitas vezes a ignorância é tão acentuada que o indivíduo não sabe que é ignorante, a qual persiste se, para este indivíduo suas ideias, opiniões explicam o mundo de maneira satisfatória.
Incerteza é