Por que a prototipação é importante
O processo de prototipação ajuda a entender o propósito do software que será desenvolvido, o negócio do cliente, propor melhorias, minimizar riscos e maximizar lucros.
O que é prototipação?
A prototipação é um processo que tem como objetivo facilitar o entendimento dos requisitos, apresentar conceitos e funcionalidades do software. Desta forma, podemos propor uma solução adequada para o problema do cliente, aumentando sua percepção de valor.
Os protótipos também são grandes aliados das metodologias ágeis de desenvolvimento, uma vez que garantem maior alinhamento entre a equipe e o cliente. Eles podem ser desenvolvidos em diferentes níveis de fidelidade: quanto maior ela for, mais o protótipo se assemelhará ao resultado entregue. No entanto, um protótipo de alta fidelidade leva mais tempo para ser criado ou modificado. A escolha do protótipo ideal varia de acordo com o nível de entendimento do negócio, a complexidade dos requisitos, prazo e orçamento para elaboração.
Podemos dividir os protótipos em três categorias:
Wireframes & Rascunhos
São protótipos de baixa fidelidade, rápidos para se desenvolver e modificar. Wireframes não vão mostrar detalhes visuais ou interações de tela, mas vão ajudar a validar requisitos e regras de negócio de maneira eficiente. Wireframes são a melhor escolha para representar cenários complexos onde um fluxo ou processo precisa ser compreendido.
Ferramentas bacanas:
Papel & caneta (a melhor de todas)
Balsamiq Mockups
Pencil Sketch
Protótipos visuais
Criados com programas de edição gráfica, estes protótipos tem maior apelo visual, entretanto, não possuem interações de tela e demandam mais tempo para se fazer ajustes e melhorias. São uma ótima opção para telas com maior ênfase em estética e usabilidade, quando os requisitos já foram entendidos.
Ferramentas bacanas:
Adobe Photoshop
GIMP
Protótipos interativos
São protótipos completos e representativos. Além da parte visual, englobam uma série de