Por que a oratória não faz parte do currículo de formação do professor, nos dias atuais?
Quando se trata de formação do professor, muito se tem questionado em busca de um ideal transformador que favoreça e facilite seu trabalho pedagógico. Por um lado, os recursos didáticos avançados são disponibilizados para que o professor exerça seu papel em sala de aula, da melhor forma possível, por outro, o veículo fundamental que executa tais informações, a Oralidade, é negligenciada. O tema Oralidade docente, estudado, neste trabalho, através de pesquisa na formação do professor desde os tempos do Império até os dias atuais e da observação da prática docente, poderá levantar discussões sobre a sua relevância para a transmissão da mensagem e sua inclusão no currículo de formação nos cursos de licenciatura e graduação, em Universidades e Institutos superiores de Educação.
Palavras-chave: Formação do professor. Oratória docente. Grade curricular.
INTRODUÇÃO
Na atualidade, discutem-se as diversas práticas pedagógicas, focando uma visão crítica e transformadora. A arte ou técnica de ensinar, ou seja, a Didática, cujo compromisso é o de promover um ensino realmente eficiente, com significado e conteúdo, colaborando para a transformação social, deixou, ao longo dos tempos de se preocupar com uma ferramenta indispensável: a oralidade docente.
Se o objetivo do ensino é o de proporcionar ao aluno, instrumentos que funcionem como recursos a serem utilizados em sua rotina pedagógica, não seria importante que este futuro professor, aprendesse a se comunicar corretamente com o educando, a fim de transmitir a mensagem de forma adequada e a obter o melhor desempenho dos recursos didáticos?
Observa-se na prática, que há uma lacuna a ser preenchida no currículo de formação docente, ao perceber que determinados professores, com raríssimas exceções, apresentam falhas grotescas na transmissão da mensagem, afetando, inclusive, o aprendizado e a disciplina em sala de aula.
Fundamentada nestas observações, é pretendido neste estudo, chamar a atenção de