Por que visitar museus; experiências e representações sociais: reflexões sobre o uso e o consumo das imagens.
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – FAFOPAI
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DA HISTÓRIA
DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA
Professor: Jefferson; 2º sem.
Aluna: Olga Lima dos Santos
Por que visitar museus;
Experiências e representações sociais: reflexões sobre o uso e o consumo das imagens.
Síntese apresentada ao professor Jefferson, como requisito à obtenção da nota desta segunda unidade pelo curso de pedagogia na referida instituição de ensino.
Afogados da Ingazeira – PE, 07/12/2012.
Por que visitar museus;
Experiências e representações sociais: reflexões sobre o uso e o consumo das imagens.
BITENCOURT, Circe (org.), et al. O Saber Histórico na Sala de Aula: Por que visitar museus, Experiências e representações sociais: reflexões sobre o uso e o consumo das imagens. São Paulo: Contexto, 2009, 175 p., (Repensando o Ensino). O texto a seguir trata da importância do museu para o processo de construção do conhecimento para a nossa realidade, principalmente para o público escolar, O segundo focaliza o universo midiático, onde vivemos permeado pelas imagens, num universo onde cada vez mais substituímos nossas experiências reais pelas representações dessas experiências. Um bombardeio contínuo de imagens em velocidade afasta-nos cada vez mais do mundo real e tende a diminuir o espaço temporal de nossas experiências.
Os autores apresentam no texto ‘Porque visitar museus’ algumas reflexões sobre a utilização de museus objetivando a transmissão e mediação de mensagens a partir de exposições museológicas que estão sendo reinterpretadas pelo público, com o qual futuramente pode-se trabalhar na construção dos discursos museológicos apresentados pelas exposições. Da mesma maneira, poder-se-á também desenvolver junto aos professores a ação educativa nos museus de forma a responder mais adequadamente às suas necessidades. Os museus são valorizados como espaço de