por que transpiramos ?
As glândulas sudoríparas desenvolvem-se na infância, em resposta ao meio ambiente. Por conse-guinte, as pessoas que vivem em zonas quentes desenvolvem um maior número de glândulas sudoríparas, o contrário sucedendo nos habitantes em zonas frias.
PARA ARREFECER O CORPO
A principal razão porque suamos reside no ajuste da temperatura do corpo. De fato, o suor constitui o mecanismo de arrefecimento corporal, e inicia-se sempre que as condições ambientais ou que o esforço físico induzem um aumento da temperatura corporal.
A título de exemplo, depois de tomar banho to-dos sentimos uma brisa fresca no corpo, quando este ainda está molhado. Este efeito refrescante é o resultado de algo que se denomina "calor de vaporização", um fenômeno que ocorre quando a água aderente à superfície da pele se evapora, provocando a diminuição da temperatura do corpo.
O suor reduz a temperatura do organismo por um mecanismo idêntico. Independentemente do calor e da intensidade do exercício físico, a temperatura mantém-se sempre perto dos 36,5 graus centígrados, graças ao suor.
Porque o suor CHEIRA MAL?
0 suor é, por si só, inodoro. De fato, o líquido segregado pelas glândulas sudoríparas é quase 99 por cento água.
0 suor só adquire o seu cheiro característico quando se mistura com as bactérias que habitam à superfície da pele e que alteram a sua constituição. 0 local em que este fenômeno é mais evidente consiste nas glândulas presentes nas axilas e na zona genital, onde a acumulação de suor é mais extensa. 0 mesmo se passa nos pés, que estão