Por que os botoes de camisas masculinas e femininas sao postos de lados opostos?
O motivo remete aos costumes e à moda. Há muito tempo atrás, as pessoas usavam muito mais roupas do que hoje (assim como provavelmente tomavam menos banho).
Os homens podiam usar coletes, calças, polainas de lã e jaquetas. Já as mulheres, desde aquela época, incrementavam bem mais o vestuário: podiam usar uma dúzia ou mais de peças, como saias, calça esporte, vestidos, espartilhos e anquinhas.
Principalmente entre a classe alta, as empregadas domésticas e funcionários passavam horas vestindo a dona da casa. Logo, inverter os botões na roupa das mulheres tornava o trabalho mais rápido e mais fácil. Com os homens, que se vestiam sozinhos, a inversão não era necessária.
E por que esta tradição dura até hoje, se as mulheres claramente se vestem sozinhas? Por nenhuma razão, a não ser que é um costume e poucas pessoas sequer percebem ou reclamam dessa curiosidade.
Este é um exemplo em que a história parece importar. Quando os botões apareceram no século 17, eles eram vistos apenas no vestuário dos ricos. Naquele tempo, era costume para as mulheres serem vestidos pelos servos.
Tendo os botões à esquerda, isso facilitava as coisas para a mão direita dos servos que as vestiam. Quanto aos botões à direita nas camisas dos homens, as explicações seriam: porque os homens se vestiam sozinhos, e também porque uma espada desembainhada do quadril esquerdo, com a mão direita, seria menos propensa a ficar presa na camisa.
Hoje, praticamente nenhuma mulher é vestida por servo (sic), então por que abotoar a camisa a partir da esquerda continua sendo a norma para as mulheres?
Em economia, uma norma quando estabelecida resiste à mudança.
Já sendo as camisas das mulheres abotoadas a partir da esquerda, ficaria arriscado a um fabricante oferecer camisas a elas que fossem abotoadas a partir da direita. Afinal, as mulheres haviam se acostumado a camisas que abotoavam a partir da esquerda e, com a mudança,