Por que diz-se que o pré-modernismo não é um estilo literário, propriamente dito?
-Por que diz-se que o Pré-modernismo não é um estilo literário, propriamente dito?
-Por que ele reflete o momento político brasileiro?
- Com o que cada um dos autores abaixo contribui na reflexão do momento histórico brasileiro?
-Monteiro Lobato
-Lima Barreto
-Euclides da Cunha
-Graça Aranha
-João do Rio
-Augusto dos Anjos
O pré-Modernismo não é considerado uma escola literária, porque é somente o período (1902-1922) antes do Modernismo de fato e no qual alguns escritores não adaptados inteiramente às propostas da modernidade, escreveram. Seu contexto histórico é marcado por manifestações sociais e regionais como A guerra de Canudos, o cangaço, a crise de misticismo nordestino, a Revolta contra a vacina, a Guerra do Contestado, o Ciclo da Borracha, a Revolta da Chibata, greves operárias e a República o Café com Leite. Delimitação: Teve início em 1902 com o lançamento dos livros Canaã e Os Sertões e termina com a semana da Arte Moderna em 1922. O Pré-Modernismo tem genericamente temas sociais, pois dispõe de uma faceta revolucionária, que capta as dificuldades do homem moderno, da realidade brasileira e reflete novos tipos como a República e os problemas gerados pela abolição da escravatura.
Monteiro Lobato: é um pré-modernista graças a duas características fundamentais presentes em suas obras: o regionalismo e a denúncia da realidade brasileira. Como regionalista atuou exibindo um Brasil rural, dando ênfase aos sentimentos, aos tons satíricos, aos costumes patéticos, a decadência e a característica de sua gente. Também criou um esboço do caboclo vagabundo, exibindo a imagem típica de um caboclo das regiões do interior brasileiro.
Também investiu sempre em espécie de metáforas do Brasil, narrando aventuras de seus personagens e de certa forma tentando conscientizar o publico infanto-juvenil sobre alguns dos problemas mais comuns enfrentados pela população