por que devemos estudar a historia da educação fisica
A necessidade de se estudar a historia da educação física/esportes nos cursos de graduação é estabelecida através da compreensão de formação profissional. Esta indagação pode ser argumentada quanto ao problema da afinidade da área de conhecimento, ou seja, os estudantes de graduação de educação física se identificam mais com disciplinas voltadas às ciências exatas e biológicas, portanto devemos considerar que os cursos superiores de educação física proporcionam ao estudante da área importantes mudanças na formação do profissional.
Os fatos passados do curso de formação veio para discutir os aspectos históricos da educação física e dos esportes. A contribuição da historia para pratica do curso deve estar ligado à compreensão do contexto da formação, portanto a formação e a preparação profissional em nível superior não devem ter o único intuito de seguir modelos inquestionáveis, ou seja, a graduação deve dar condições por meio de uma preparação teórica aprofundada, para que o aluno possa recriar sua atuação, a partir da compreensão da realidade que o cerca, dos valores em jogo, das especificidades, da atuação e das possibilidades que pode dispor para alcance de seus objetivos.
A compreensão da historia decorre em entender historicamente os problemas referentes à área de atuação, assimilando melhor as condições que nos cercam e as possíveis imposições do passado no presente.
A educação física e o esporte são objetos diversos que vão solicitar caminhos metodológicos e preocupações teóricas diferenciadas, ou seja, seus compromissos e sua construção têm sentidos diferenciados.
A educação física brasileira é marcada pelo caráter embrionário de desenvolvimento dos estudos, pelo inicio de uma produção e preocupação maior com os estudos históricos e pela busca do redimensionamento das características dos estudos históricos, com tudo o compromisso está ligado à necessidade de entender