Por que as ferramentas e os métodos de gestão da qualidade são importantes para a empresa
INTRODUÇÃO
Estamos vivendo um período de transformação. Fatores como novas exigências dos mercados consumidores, antigos desequilíbrios de demandas da sociedade, globalização, aumento da competitividade, evolução tecnológica e disputa por recursos escassos, têm exigido mudanças significativas no modo de gerir as organizações.
Com a globalização, os clientes, agora com uma variedade maior de opções, começaram a escolher mais, em função, principalmente, da relação qualidade-preço dos produtos e serviços oferecidos, que gerou competitividade entre as empresas. Nas últimas décadas, as organizações têm buscado, ao longo do tempo, a melhoria dos seus processos e resultados, o que está diretamente relacionada com a gestão de qualidade.
O desejo de qualquer organização é a sobrevivência. As empresas são sistemas abertos, integrantes de ecossistemas complexos, que interagem e são dependentes. Para gerir estes sistemas é preciso planejar, organizar, controlar e dirigir os recursos de forma eficaz e eficiente, por meio de métodos e ferramentas adequadas.
FERRAMENTAS E OS MÉTODOS DE GESTÃO DA QUALIDADE
Segundo ABNT NBR ISO 9000 (2005), "para conduzir e agir com sucesso uma organização, é necessário dirigi-lá e controlá-la de maneira transparente e sistemática". Ou seja, a organização só garantirá sua sobrevivência se satisfazer os clientes, por meio de boa comunicação interna e externa, integridade de documentos e informações, e gerenciamento dos processos inter-relacionados ou interdependentes ao ambiente interno e externo.
Para se tornarem competitivas em nível nacional e internacional, as empresas também precisam de gestão da qualidade para redução dos custos, aumento de produtividade e satisfação dos clientes. Em outras palavras: fazer melhor, com menor custo e entregar ao cliente produtos e serviços que correspondem as suas expectativas ou a suprem.
Para a gestão da