Por que as comunicações e as artes estão convergindo?
No século XVIII as artes foram divididas em cinco categorias: arquitetura, pintura, escultura, música e poesia, e eram financiadas pela igreja, por reis e aristocratas da época.
Após a Revolução Industria, com o advento do sistema capitalista e o surgimento da sociedade de consumo, as artes passaram a ser controladas pelos meios de comunicação de massa. A arte se tornou massiva com a grande reprodutividade de imagem. Obras como "Monalisa" foram reproduzidas em grande escala para a cultura de massa.
A cultura humana foi dividida em seis grandes eras: a era da comunicação oral, a era da comunicação escrita, a da comunicação impressa, a era da comunicação pelos meios de massa, a era da comunicação midiática e a era da comunicação digital. Essas eras foram colocadas em sequência do seu surgimento, e quando uma nova era surge, a anterior não desaparece.
A Revolução Industrial, com suas maquinas que aceleraram a produção de bens para o mundo capitalista, foi a grande responsável por unir o campo da arte e da comunicação, e criar uma cultura comum entre a erudita e a popular.
A coincidência entre os meios de comunicação e os meios de reprodução de arte, fez com que elas se aproximassem. Os artistas usam esse meio no seu processo de criação. Desde o modernismo, os artistas ficavam fascinados pelas novas tecnologias, e muitos desses artistas trocaram a pintura e a escultura pela a fotografia, vídeos e filmes.
Isso expandiu o campo das artes para a publicidade, cinema e televisão, mas fez com que a arte necessitasse desses meios para a sua divulgação e notoriedade.
Uma característica interessante da cultura de mídias é a mistura entre elas, canais de TV funcionam como cinema, a fotografia é usada na publicidade, a publicidade é usada na TV, e com isso a