Por que algumas equipes tem sucesso (e tantas não)
Professor: Adalberto Lovato
Artigo: Managing teams for high performance.
Por que algumas equipes tem sucesso (e tantas não)
A chave é a forma como eles são gerenciados e se sua empresa realmente suporta o trabalho em equipe.
As equipes de trabalho estão sendo estudadas, algumas são um sucesso e outras podem ser consideradas um fracasso. Segundo o professor de psicologia J. Richard Hackman, da universidade de Harvard, muitas esquipes funcionam lindamente, já outras falham miseravelmente, poucas ficam no meio disso.
Obter o sucesso ou o fracasso de uma equipe de trabalho depende muito de como essa equipe é gerenciada e se a organização lhes fornece total apoio para o que necessitam.
O ato de equilíbrio
Muitos dos gestores de esquipe continuam agindo como chefes, outros deixam a equipe solta. Mas nenhuma funciona corretamente, é preciso manter um equilíbrio. Os gestores precisam deixar claro os objetivos do grupo para manter a equipe no foco do trabalho.
Aprendizagem de competências da equipe
As equipes precisam ser bem treinadas. Uma das melhores opções para as equipes é a formação contínua. A experiência de anos trabalhando em esquipes apenas não conta, é preciso que os integrantes aprendam novas habilidades e muitas vezes desaprender papéis tradicionais.
Um membro da equipe da Xerox conta que sua equipe havia se tornado muito dependente do gerente e não conseguiam tomar nenhuma decisão sozinhos, então tiveram que tomar medidas drásticas até que a esquipe funcionasse melhor por conta própria.
Metas e métricas
Pesquisadores apontam que para as equipes terem sucesso precisam ter os objetivos bem definidos e métodos para alcança-los. As metas e prestação de contas impostas as equipes precisam de métricas que permitem a avaliação de seu progresso. Muitas equipes de sucesso definem suas próprias medições e avaliam o dia a dia do seu trabalho.
A visão recente de métrica nas empresas diz que os