população
Nesse trabalho iremos apresentar sobre a crescente difusão dos Estudos de População nas universidades brasileiras tem aumentado consideravelmente a necessidade de se conter com textos básicos de Demografia. Esse trabalho vem se somar a literatura existente, constituída principalmente por material em inglês e francês, sem contudo pretender ser uma versão complete ou exaustiva. Seu objetivo primeiro é apresentar, de maneira simples e didática, alguns dos principais conceitos e medidas básicas em Demografia.
Uma breve conceituação e delimitação das principais características e variáveis inerentes a Demografia é seguida por uma abordagem mais específica dos conceitos e medidas de algumas dessas principais variáveis: mortalidade, natalidade e fecundidade, estrutura etária e dinâmica da população, e reprodução. Neste texto trabalha-se apenas com população fechada, não se analisando, portanto, a variável migração. Tendo como referência as modificações no padrão demográfico brasileiro nas últimas décadas, são abordados também temas como o da taxa intrínseca de crescimento, população estável, quase-estabilidade e desestabilização. A última parte do texto discorre sobre padronização, cuja utilização faz-se freqüentemente necessária na análise comparativa de indicadores brutos, muito usados nas diversas áreas das Ciências Sociais.
Demografia(dêmos=população, graphein=estudo) refere-se ao estudo das populações humanas e sua evolução temporal no tocante a seu tamanho, sua distribuição espacial, sua composição e suas características gerais. Em estatística, usualmente a palavra população indica um conjunto de elementos com características comuns. Por exemplo: um conjunto de parafusos poderia constituir uma população.
A demografia – ou Geografia da População – é a área da ciência que se preocupa em estudar as dinâmicas e os processos populacionais. Para entender, por exemplo, a lógica