População e território, ibge
Objetivo:
Conhecer os números de cidades no censo demográfico por classes e tamanho da população (população presente e residente).
Definição: Cidade - Localidade com o mesmo nome do Município a que pertence (sede municipal) e onde está sediada a respectiva prefeitura, excluídos os municípios das capitais.
População presente: População de fato, constituída pelos moradores presentes e não moradores presentes.
População residente: População de direito, constituída pelos moradores presentes e moradores ausentes (por período não superior a 12 meses) na data do censo.
Regiões de Influência das Cidades – 2007 O IBGE deu continuidade a sua tradicional linha de pesquisa sobre a rede urbana brasileira, cujo marco fundamental remete ao estudo Divisão do Brasil em regiões funcionais urbanas, realizado, em 1966, através de pesquisa de campo, com o objetivo de conhecer os relacionamentos entre as cidades brasileiras com base na análise dos fluxos de bens e serviços.
Visando retratar o novo quadro dessa rede e permitir comparações intertemporais, novos levantamentos foram efetuados, também via pesquisa de campo, em 1978 e 1993. Destes, resultaram os estudos Regiões de influência das cidades que, aliados à versão pioneira, trouxeram importantes contribuições para a compreensão das diferentes formas de organização espacial da sociedade ao longo do tempo.
Na atualização realizada em 2007, buscou-se definir a hierarquia dos centros urbanos e delimitar as regiões de influência a eles associadas a partir dos aspectos de gestão federal e empresarial e da dotação de equipamentos e serviços, de modo a identificar os pontos do território a partir dos quais são emitidas decisões e é exercido o comando em uma rede de cidades. Para tal, foram utilizados dados de pesquisa específica e, secundariamente, dados de outros levantamentos também