POPULAÇÃO E AMOSTRA
ESTATÍSTICA
Nova Iguaçu
2013
População E Amostra
Entende-se como fenômeno coletivo aquele que se refere à população, ou universo, que compreende um grande número de elementos, pois ela busca encontrar leis de comportamento para todo o conjunto e não se preocupa com cada um dos elementos em particular.
A população pode ser, segundo o seu tamanho, finita ou infinita. É finita a população que possui um número determinado de elementos; a população infinita possui um número infinito de indivíduos. Porém tal definição existe apenas no campo teórico, uma vez que, na prática nunca encontraremos populações com infinitos elementos mas, sim populações com um grande número de componentes; e nessas circunstâncias, como ocorre na Estatística Matemática, tais populações são tratadas como se fossem infinitas.
A população se refere-se a todos os casos ou situações as quais o pesquisador quer fazer inferências ou estimativas. Diferentes pesquisadores podem querer fazer inferências acerca da concentração de poluentes num determinado lençol freático; predizer a quantidade de petróleo num poço a ser perfurado e assim por diante.
Chama-se população ou universo estatístico ao conjunto de todos os elementos que têm pelo menos uma característica comum.
A população pode ser Finita ou Infinita.
São Exemplos de população finita:
Os Alunos que estudam matemática;
Os Educadores de Infância;
Os Jogadores profissionais de futebol; etc. São Exemplos de populações infinitas:
Os resultados obtidos (cara ou coroa) em sucessivos lançamentos de uma moeda;
A temperatura em cada ponto da cidade de Bragança;
Os pontos de uma recta; etc. Chama-se unidade estatística a cada elementos da população.
Chama-se amostra um subconjunto finito da população.
Razões para