População Universo e Público
É necessário então retirar desse universo (pequeno ou grande) uma amostra representativa para analisar. A amostra na pesquisa de mercado é um fator essencial para validar ou não um trabalho.
Vale dizer que esse item é bastante complexo porque, dependendo do universo a ser analisado e dos objetivos do estudo, temos que utilizar um critério amostral. Já definida as usuárias a serem escolhidas para responder o questionário, há que se elaborar a seleção do método
A pesquisa quantitativa é um estudo estatístico que se destina a descrever as características de uma determinada situação, medindo numericamente as hipóteses levantadas a respeito de um problema de pesquisa.
Este tipo de pesquisa visa confirmar se os dados obtidos numa amostra são estatisticamente válidos para o universo do qual a amostra foi retirada. Nosso método vai ser por pesquisa quantitativa e amostra Probabilística, por meio de um questionário estruturado para coletar as informações.
Amostra Probabilística: as usuárias são sorteadas aleatoriamente e cada usuária tem a mesma oportunidade ou probabilidade de ser selecionada. Essa é a base do processo de amostra e isso significa que a probabilidade de todas caírem na pesquisa, igual e diferente de zero.
O planejamento e a execução do trabalho de campo de uma pesquisa são etapas fundamentais no projeto. Para a realização dos trabalhos de campo, a seleção criteriosa e o treinamento dos entrevistadores e dos supervisores são essenciais. A qualidade do pessoal de campo e a remuneração adequada minimizam os possíveis erros decorrentes dessa fase do projeto.