População Economicamente Ativa
No Brasil, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a PEA brasileira compreende 51% da população, apesar de esse número não considerar aqueles que não trabalham com contrato formal ou carteira assinada. Ainda segundo o IBGE, do total da população ativa no Brasil, pouco mais de 20% encontram-se no setor primário, 21%, no setor secundário; e 59%, no setor terciário.
Desemprego:
Desemprego cai, mas criação de vagas de trabalho também diminui.
Fatores:
Além da questão da produtividade, a situação do mercado de trabalho acabou favorecida, nos últimos anos, por dois aspectos no Brasil. O primeiro, demográfico: a população envelheceu e o grupo de pessoas aptas a procurar emprego diminuiu. O segundo ponto está relacionado à expansão da renda das famílias. Com uma estrutura financeira melhor em casa, muitos jovens acabaram adiando a entrada no mercado, dedicando mais tempo à formação profissional. “O que é um indicador positivo, já que estudar mais é importante para aumentar a produtividade do brasileiro, que é considerada baixa”, diz o economista e consultor de mercado de trabalho, Adriano Porto.
A região Nordeste apresenta o maior desemprego no 2º trimestre de 2014 entre as regiões brasileiras, de 8,8%. No Brasil, a taxa é de 6,8%, de acordo com a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).