População da França
Os franceses que possuem mais de 60 anos de idade representam 20% de toda a população, entre os anos de 1999 e 2007, a população aumentou em 8,33 %, nessa fase , a população francesa saltou de 60 milhões para 65 milhões. Na época, os dados foram divulgados pelo Le Monde.
Em 2007, o país tinha uma população de 65 031 022 habitantes, nesse ano foi realizado o último recenseamento publicado em 31 de Dezembro de 2009. O recenseamento , realizado em 1999, tinha calculado uma população de 60 milhões de pessoas
Em 2009, o país se confirmou como a segunda nação mais populosa do continente europeu, perdendo somente para a Alemanha, que tem uma população de 82,2 milhões de pessoas, número obtido em 2008. Depois da França, em terceiro lugar, está a Inglaterra com 61,2 milhões de pessoas.
Nas regiões francesas de Champagne, Ardennes e Guadalupe não há registros de aumento populacional nos últimos anos. O recenseamento francês é feito seguindo inquéritos anuais que utilizam amostragem rotativa.
Na questão étnica, a população francesa é composta por vários grupos , principalmente por gauleses e celtas. Há as populações de origem romana, grega e germânica. Também vivem descendentes de árabes e judeus no sul do país, na fronteira com a Espanha. Grande parte de imigrantes que vivem na França são provenientes do norte da África, Marrocos, Tunísia e Argélia.
Nos tempos de guerras, a França tinha uma baixa densidade demográfica, o que obrigou os antigos governos a receberem mão-de-obra de imigrantes, entre eles grupos de refugiados de gregos, armênios, russos e espanhóis. Na década de 1980, o país iniciou um maior controle sobre o processo de imigração.
De toda a população, estima-se que 51,4% são mulheres e 48,6%