População brasileira e formação étnica
Titulo: População e composição étnica brasileira
Introdução
A população brasileira foi formada a partir de três grupos fundamentais: o brancoeuropeu, o negro africano e o ameríndio. Antes da chegada dos portugueses, o território era habitado por milhares de povos indígenas (sobretudo dos grupos tupi e jê ou tapuia). A partir da colonização, amaior parte da população indígena foi exterminada, dela restando hoje apenas alguns milhares de indivíduos.
A miscigenação desses três grupos étnicos deu origem aos mestiços: mulatos, caboclos ecafuzos; O crescimento demográfico também aconteceu de forma desigual. No final do século XVIII, o Brasil possuía pouco mais de dois milhões de habitantes.
O crescimento populacional de um determinadoterritório ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade. Quando a taxa de natalidade é maior que a demortalidade, tem-se um crescimento vegetativo positivo; caso contrário, o crescimento é negativo; e quando as duas taxas são equivalentes, o crescimento vegetativo é nulo.Conclusão
Resumo
Podemos concluir que; A partir do período colonial, no século XVI, a miscigenação da população se tornou mais intensa. A relação entre colonosportugueses e escravos gerou os mestiços, bem como o relacionamento entre negros e indígenas deu origem ao cafuzo.
Quanto à etnia, podemos dizer que a maioria da população brasileira é mestiça;
Comaumento populacional ocorrido no Brasil, principalmente a partir da década de 1960, intensificando-se nas últimas décadas, o país ocupa hoje a quinta posição dos países mais populosos do planeta,ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010.
A urbanização, a queda da fecundidade da mulher, o planejamento familiar, a