Pop higienização de freezer
O fluxo sanguíneo nos sistemas arterial e venoso depende de um sistema de vasos sanguíneos patentes e pressão de perfusão adequada. Um distúrbio no fluxo sanguíneo no sistema arterial ou no venoso rompe o aporte de oxigênio e nutrientes, a remoção dos produtos da excreção e o retorno ao coração. Os efeitos da doença nos vasos sanguíneos geralmente ficam limitados aos tecidos locais alimentados por um vaso ou um grupo de vasos em particular.
A dislipidemia é um quadro típico de indivíduos obesos e com sobrepeso, como conseqüência de alterações no metabolismo lipídico seja por razoes genéticas e/ou pelos fatores ambientais (dieta e sedentarismo, por exemplo). Dislipidemia pode ser conceituada como alterações no perfil lipídico do organismo, principalmente em relação ao colesterol (hipercolesterolemia) e aos triglicerídeos (hipertrigliceridemia).
A hipercolesterolemia é resultante do acúmulo de lipoproteínas (a LDL, por exemplo) no plasma. A tendência é que essa dislipidemia seja decorrente de defeitos genéticos aliados aos fatores ambientais.
E a hipertrigliceridemia ocorre devido a uma redução na hidrólise dos triglicerídeos causado por alterações metabólicas, como conseqüência, há o acúmulo de quilomícrons e/ou de VLDL no compartimento plasmático.
Lipoproteínas são macromoléculas designadas a transportar lipídios e facilitar o metabolismo. Têm como principais componentes o colesterol, proteínas, triglicerídeos (TGs) e fosfolipídios em porcentagens variadas. Seu precursor para a sua síntese é o TG. As lipoproteínas são sintetizadas tanto no intestino quanto no fígado.
Quilomícrons: são responsáveis pelo transporte dos lipídios oriundos da dieta e os que são absorvidos no intestino delgado;
VLDL (Very Low Density Lipoprotein): lipoproteína rica em TGs (triglicerídeos), de origem intestinal.Contém uma porcentagem significativa de TGs e menores concentrações de fosfolipídios e colesterol. Tem o papel de absorver e