POP HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS
Realizar a higienização das mãos com água e sabão durante a administração de imunobiológicos e outras atividades.
2. RESULTADO ESPERADO:
Prevenção e controle de infecção e assepsia das mãos durante as atividades diárias.
3. RESPONSABILIDADE:
A responsabilidade pelo cumprimento desta tarefa é dos profissionais da enfermagem (técnicas, auxiliares e enfermeiro (a)) que realizam manuseio e administração dos imunobiológicos.
4. SUPERVISÃO:
É de responsabilidade dos enfermeiros responsáveis técnicos da Imunológica supervisionar e garantir a realização desta tarefa de forma correta, conforme consta neste documento.
5. DEFINIÇÃO DE TERMOS:
- Imunobiológicos:
- Infecção:
6. DESCRIÇÃO DA TAREFA: A higienização das mãos é uma das medidas mais importantes e reconhecida há muitos anos na prevenção e controle das infecções nos serviços de saúde, mas, coloca-la em prática constitui uma tarefa complexa e difícil. Estudos sobre o tema avaliam que a adesão dos profissionais à prática da higienização das mãos de forma constante e na rotina diária ainda é suficiente.
6.1 HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS: Higienização das mãos é a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. As mãos constituem a principal via de transmissão de microorganismos durante a assistência prestada ao cliente, pois a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem transferir de uma superfície para a outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminadas. A higienização das mãos apresenta as seguintes finalidades:
• Remoção de sujidade, suor, oleosidade, pêlos, células descamativas e da microbiota da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato.
• Prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas.
6.2 COMO FAZER? QUANDO FAZER? As