Pontos Importantes Sem política ninguém sobe nas empresas
- Ser político ou eficiente? Conforme relatos de um executivo anônimo mesmo com uma eficiência positiva na empresa devido a uma reação menos que politica o executivo perdeu a influência e o poder de decisão criando inimigos desnecessários.
- Funcionário Tatu, recluso, funcionário rato crescer a custa do fracasso dos outros. Inimigos naturais.
- Crescer a custa do fracasso alheio, tomando crédito onde não é devido, os fins justificam os meios para promoção?
- Sacrificar o desempenho da empresa para levar vantagens pessoais.
- Não é mais possível ter apenas um desempenho técnico superior ao dos outros, quando se toma um cargo de presidência o talento politico de saber gerenciar alianças pode destruir ou criar um executivo de sucesso.
- Promoções querendo ou não, dependem muito da relação e laços sociais criados pelo colaborador, é importante deixar o superior saber o que está sendo feito.
- Um bom politico pode ser bom para a carreira e para a empresa se bem empregado.
- Fundamental ter compreensão das relações de poder dentro de uma empresa, que setor é mais poderoso que o outro.
- Empresas passaram do modelo burocrático travado para uma gestão mais aberta forçando ao colaborador a tomar decisões e interagir mais ao invés de levar aos superiores. A habilidade de gerenciar pessoas é fundamental para uma promoção de auto nível.
- Caso de Antonio Maciel Neto, onde soube balancear a efetividade da empresa com a politicagem, onde removeu funcionários considerados intocáveis balanceando a eficiência da Ford com as relações dentro da empresa. Soube criar aliados e tornar seu projeto claro para os envolvidos.
- Os políticos atraem graças a seus méritos e carismas grandes aliados o que cria uma sustentação para o poder.
- Não evitar o confronto mas sim saber estudar quem tem poder e criar um plano de trafego para conseguir gerenciar os diferentes grupos de interesse.
- Colaboradores tatu (que ficam escondidos atrás de um