Ponto e contraponto+opnião CO
Professora Soraya Neves. Primeiro Período de Administração.
“Todo comportamento humano é aprendido”
Ponto:
No primeiro texto, é explicado o entendimento que o comportamento é desenvolvido por fatores externos. De acordo com os ambientes que uma pessoa passa, ao decorrer de sua vida, ela será moldada. E é provado com quatro exemplos desde quando nasce até seu trabalho, que as pessoas e os lugares que são visitados estimulam o aprendizado. No primeiro e segundo exemplos, acredita-se que a base para o aprendizado vem de ambientes próximos, como a família e a escola. Os pais têm um grande significado para o desenvolvimento das crianças. E até mesmo a Lei acredita nesta mesma linha, pois se os pais forem declarados irresponsáveis, ela pode retirar-lhes a guarda para conseguir um ambiente mais adequado ao desenvolvimento da criança. Já a escola tem o papel de estimular a mente para o desenvolvimento de habilidades visando o futuro.
No terceiro e quarto exemplos, traz a consequência da base familiar e da escola: a carreira profissional da pessoa. Principalmente no trabalho que o comportamento será influenciado diretamente ao cargo. Pois há uma preocupação sobre o que os superiores iram pensar a respeito do funcionário. E com isso, quando há um comportamento adequado ao que se espera, ou melhor, este funcionário recebe uma recompensa para estimular seu comprometimento com a empresa.
Contraponto:
No segundo texto, no contraponto, assume que os ambientes influenciam sim, no comportamento humano. Porém, acredita que a evolução tem um papel superior ao desenvolvimento do comportamento, além de julgar o primeiro ponto como maléfico ao ser humano.
Desde a pré-história, o homem desenvolveu comportamentos para a sobrevivência. A experiência vivida nos antepassados foi transmitida até o homem atual por genes e pode ser provado por quatro exemplos: emoções, fuga de riscos, estereotipagem e